Atividades esportivas nas Praias de Vitória/ES não são proibidas mas Prefeitura recomenda isolamento social.

Vitória, 14 de Junho de 2020

Em entrevista ao Tribuna Online (matéria completa aqui), o secretário municipal de Segurança Urbana da Prefeitura Municipal de Vitória, Fronzio Calheira Mota, afirmou que não existe um impedimento legal para que essas atividades ocorram. “Por enquanto essas atividades não são proibidas legalmente, é apenas uma recomendação, então o que podemos fazer e o que está sendo feito é tentar fazer com que as pessoas se conscientizem de não criarem aglomerações e de cumprir o distanciamento social, com ações da fiscalização, da Guarda Municipal”, afirmou Fronzio.

No entanto, a FEVAAES não recomenda nenhuma atividade em situações de RISCO ALTO como ocorre HOJE na grande Vitória. Ressalta-se que as orientações continuam as mesmas constantes no PROTOCOLO FEVAAES COVID-19 (acesse aqui).

Registra-se, porém, que a FEVAAES, juntamente com representantes de Clubes instalados na ilha de Vitória, sugeriu à Prefeitura Municipal de Vitória, em ofício protocolado no dia 05/06/2020 junto à CDV, uma proposta de retomada gradual de atividades, que está pendente de aprovação a ser aplicada em momento futuro, de acordo, principalmente, com as regras estaduais e municipais, regentes sobre a matéria. Caso aprovada, as principais diretrizes serão as seguintes:

Em todos os formatos de treino, devem ser observadas todas as medidas de prevenção previstas no manual da OMS (baixe aqui).

TREINOS EM CANOAS INDIVIDUAIS
Em regiões com RISCO MODERADO recomendamos TREINOS INDIVIDUAIS em CANOAS INDIVIDUAIS.
Em regiões com RISCO BAIXO torna-se viável treinamento em canoas individuais com no máximo 5 canoas individuais por horário, com devido distanciamento mínimo de 2 metros, higienização de equipamentos e uso de máscaras esportivas. Equipamentos não devem ser compartilhados.

TREINOS EM CANOAS COLETIVAS OC6 / V6 / OC4:
Treinos em canoas OC6 / V6 / OC4 só são recomendados em regiões com situação de RISCO BAIXO, favor observar a TABELA DE RISCOS (acesse aqui).

Sugestão de Metodologia para TREINO NA AREIA – CANOAS OC6 / V6 / OC4:
Em caso de regiões de RISCO BAIXO, sugerimos treinos de técnica de remada, com as canoas OC6 estacionadas na areia da praia, com metade do casco da embarcação dentro da água. Com no máximo 3 alunos por canoa OC6 e um instrutor dando orientações da areia da praia.

Sugerimos que os clubes e atletas aproveitem esse momento para realizar mais aulas teóricas, com foco na evolução da técnica de remada. Dessa forma vamos minimizar os riscos pois a intensidade do exercício será baixa o que vai permitir o uso de máscaras e o controle do ambiente do treino que pode ser organizado com devido distanciamento social. Sugerimos alternar treinos de técnica na areia com treinos em canoas individuais.

Canoas Individuais (OC1/V1/OC2)
– Higienizar (Amônia Quaternária);

– Não aglomerar na chegada e saída;
– Não treinar próximo ou esteira (2m afastamento).

Canoas Coletivas (OC6/V6/Catamarã)
– Treinos Curtos;

– 3 pessoas por OC6/V6 (Respeitar as distâncias da OMS);
– 6 pessoas por Catamarã(12) (Respeitar as distâncias da OMS);
– DISTANCIAMENTO: Um banco ocupado e outro vazio de forma intercalada;
– Higienizar (Amônia Quaternária);
– Cuidado Máximo na montagem/manuseio;
– Não compartilhar equipamentos (remo, colete…).

No caso das oc2, V3 e OC4:
Somente em caso de casais ou familiares que moram juntos.

Amônia Quaternária
Produto sugerido para higienização conforme recomendação Internacional de enfrentamento ao COVID 19 e certificado pelos EUA em relação a sua eficácia.

O PROTOCOLO FEVAAES COVID19 (acesse aqui) apresenta orientações para a prática do Va’a durante a Pandemia, de acordo com o NÍVEL DE RISCO que cada CENÁRIO pode apresentar. Esse estudo leva em consideração o PROTOCOLO OMS, LEGISLAÇÕES ESTADUAIS E MUNICIPAIS, dados do Ministério da Saúde e propõe métodos para a PRÁTICA DE VA’A de acordo com o NÍVEL DE RISCO QUE DIFERENTES CENÁRIOS PODEM APRESENTAR. As orientações oferecidas nesse documento são baseadas nos dados do Ministério da Saúde https://covid.saude.gov.br/ e com o MAPA DE GESTÃO DE RISCOS DO ESTADO https://saude.es.gov.br/coronavirus_boletim_epidemiologico

A DIRETORIA DA FEVAAES está à disposição de todos os CLUBES, EMPRESAS E PRATICANTES DE VA’A do ESPÍRITO SANTO, através das redes sociais, site e telefone WHATSAPP 27 981692130 para dar suporte com orientações e assessoria técnica para que possamos superar a PANDEMIA COVID19 com saúde.

Atenciosamente,

Carlo de Castiglioni Teodoro
Presidente da FEVAAES

FEVAAES – Federação de Va’a do Espírito Santo
www.fevaaes.com.br
fevaaes@gmail.com