COVID19: REGULAMENTO PARA PRÁTICA DE VA’A DURANTE A PANDEMIA

Quarta-feira, 20 de Maio de 2020 – Vitória, ESPÍRITO SANTO/BRASIL.

 

Circular FEVAAES nº 06/2020.

 

A FEDERAÇÃO DE VA’A DO ESPÍRITO SANTO/FEVAAES – órgão máximo da modalidade de Va’a no estado do ESPÍRITO SANTO e ENTIDADE FUNDADORA da CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE VA’A/CBVAA – vem apresentar para a comunidade de Va’a do Brasil o estudo criado para orientar associações, clubes, desportistas, atletas, profissionais de educação física e organizadores de eventos de Va’a (Canoa Havaiana) durante a PANDEMIA COVID19:

DOWNLOAD CLIQUE AQUI: PROTOCOLO FEVAAES COVID19

O “PROTOCOLO FEVAAES COVID19“ foi criado com base no PROTOCOLO DE ESPORTES DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE – OMS e orientações de comunidades científicas das Universidades Federais e Institutos de Saúde do Brasil. O estudo utiliza os dados do Ministério da Saúde para estabelecer os níveis de risco e ações de combate à Pandemia.

 

O protocolo de esportes da OMS “CONSIDERAÇÕES PARA FEDERAÇÕES ESPORTIVAS/ORGANIZADORES DE EVENTOS ESPORTIVOS AO PLANEJAR REUNIÕES DE MASSAS NO CONTEXTO DO SURTO DE COVID19” aborda questões específicas que devem ser levadas em consideração ao planejar atividades e eventos esportivos ABERTOS AO PÚBLICO. O documento fornece orientações para atividades e eventos esportivos com aglomerações de massas e oferece suporte na avaliação de riscos, na identificação de ações de combate à Pandemia e na tomada de decisões fundamentadas em evidências científicas sobre a viabilidade da realização de uma atividade ou evento esportivo.

 

O PROTOCOLO FEVAAES COVID19 foi desenvolvido especificamente para orientar as práticas da modalidade do Va’a (Canoa Havaiana) durante a Pandemia e por isso foi estruturado com base na legislação ESTADUAL que trata da prática de atividade esportivas do Va’a e também de acordo com a legislação MUNICIPAL que regula o uso de espaços públicos para a prática do Va’a, como por exemplo praias, parques e áreas de preservação. Por isso a FEVAAES segue os DECRETOS ESTADUAIS E DECRETOS MUNICIPAIS e alerta que devem ser observadas as orientações sobre ATIVIDADES ESPORTIVAS e também as orientações sobre o USO DE ESPAÇOS PÚBLICOS aonde são realizadas as práticas do Va’a.

 

PÚBLICO-ALVO:

> Confederações, Federações e Associações esportivas de Va’a;

> Clubes esportivos de Va’a;

> Técnicos, professores e instrutores de Va’a;

> Desportistas e atletas de Va’a;

> Empresas e organizadores de eventos de Va’a.

 

OBJETIVOS:

> Preservar a vida dos profissionais e praticantes de Va’a (Canoa Havaiana);

> Combater a propagação do vírus COVID19;

> Orientar a comunidade sobre a atividade específica do Va’a durante a PANDEMIA;

> Propor atividades alternativas (online) para clubes/empresas se manterem durante a Pandemia;

> Orientar organizadores de eventos sobre a viabilidade e novas regras para a produção de eventos;

> Planejar a retomada das atividades esportivas de forma ética, organizada e responsável.

 

O PROTOCOLO FEVAAES COVID19 apresenta orientações para a prática do Va’a durante a Pandemia, de acordo com o NÍVEL DE RISCO que cada CENÁRIO pode apresentar. O estudo leva em consideração o PROTOCOLO OMS, LEGISLAÇÕES ESTADUAIS E MUNICIPAIS, dados do Ministério da Saúde e propõe uma tabela que regula a PRÁTICA DE VA’A de acordo com o NÍVEL DE RISCO QUE DIFERENTES CENÁRIOS PODEM APRESENTAR. Desta forma, o PROTOCOLO FEVAAES propõe 04 NÍVEIS DE RISCO, calculados de acordo com os dados do Ministério da Saúde https://covid.saude.gov.br/ e com o MAPA DE GESTÃO DE RISCOS DO ESTADO https://saude.es.gov.br/coronavirus_boletim_epidemiologico

Confira o BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO do ESPÍRITO SANTO do dia 20/05/2020: DOWNLOAD CLIQUE AQUI

A DIRETORIA DA FEVAAES está à disposição de todos os CLUBES, EMPRESAS E PRATICANTES DE VA’A do ESPÍRITO SANTO, através das redes sociais, site e telefone WHATSAPP 27 981692130 para dar suporte com orientações e assessoria técnica para que possamos superar a PANDEMIA COVID19 com saúde.

 

A FEVAAES destaca que nós da comunidade de Va’a somos exemplos de saúde para a sociedade e por isso um simples treino de canoa OC1 pode chamar a atenção de pessoas para a movimentação nas praias e nas guarderias e isso pode desencadear um incentivo a quebra do isolamento social que é a medida mais eficiente no combate ao vírus, por isso pedimos que, INDEPENDENTE DO NÍVEL DE RISCO DA SUA REGIÃO, fiquem em casa.

 

Em breve nos vemos no MAR, tudo vai passar.

 

Aloha.

 

 

 

Atenciosamente,

 

Carlo de Castiglioni Teodoro

Presidente da FEVAAES

 

 

DIRETORIA FEVAAES:

Carlo de Castiglioni Teodoro (Presidente);

Rafael Horta (Diretor Executivo);

Loïc Boireau Piazza (Diretor Financeiro);

João Paulo Castiglioni Helal (Diretor Técnico).

 

FEVAAES – Federação de Va’a do Espírito Santo

www.fevaaes.com.br

fevaaes@gmail.com